A valorização dos produtos da floresta através da consolidação dos seus mercados gera emprego e renda para os povos da floresta e mantém a floresta amazônica em pé para futuras gerações.

NOSSA HISTÓRIA

Criado nos subúrbios de Belém e descendente da mais típica expressão cabocla da Amazônia, Luiz Morais, formou-se em Química e Engenharia Química pela UFPA (Universidade Federal do Pará), onde também se especializou em Química de óleos e gorduras. Aprovado em concurso para químico desta mesma instituição, Morais, como é mais conhecido, começou a idealizar um projeto para o aproveitamento de oleaginosas amazônicas e outros produtos não madeireiros.

As pesquisas feitas pelo Departamento de Química Pesquisa de Produtos Naturais da UFPA, onde passou a trabalhar, davam sustentação técnica para esta empreitada, uma vez os conhecimentos tradicionais repassados pela sua avó e sua mãe já vinham sendo investigados desde a adolescência o que fez com que o mesmo seguisse o caminho de químico.

Em 1995 surge a sua primeira empresa no Amapá, para dar credibilidade ao projeto, Morais dá continuidade ao levantamento de campo de espécimes com potencial extrativista e ativos interessantes, este levantamento leva dois anos, época em que Morais morou em uma embarcação de madeira. A criação da empresa no Amapá oferece ao mercado produtos de origem florestais com qualidade, quantidade e proposta de continuidade, nunca visto no mercado de cosméticos e fármacos. A empresa prospera e se muda para Ananindeua (PA) e em 2002 é negociada com um grupo empresarial paulista. Morais, segue então como consultor e, em 2003 surge a Amazon Velas, hoje com o nome de fantasia AMAZON OIL.

A Amazon Oil passa a ter como sócio em 2010 o Engenheiro Agrônomo, Klaus Ekkehard Gutjahr, formado na Alemanha, Doutorado pelo Impa, Consultor da GIZ para projetos agro florestais, que fez com que a empresa ganhasse destaque internacional e passasse a focar óleos amazônicos especiais, óleos essenciais e produtos de química fina, uma vez que o mercado internacional, fazia esta solicitação.

A Amazon Oil hoje produz velas vegetais especiais para massagens, sabonetes especiais feitos a frio, 100% natural, sem gordura animal, extratos alcoólicos, extratos glicólicos e hidro glicólico de ativos amazônicos. Através de convênios com universidades a Amazon Oil tem como objetivo consolidar a utilização de óleos e gorduras, criar fluxo de matérias primas na floresta, acreditando que esta é uma forma de preservação para a floresta e de qualidade de vida para os povos que nela vivem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

English LanguageDeutsche Sprache